Páginas

A originalidade de Antônio Villeroy

José Antônio Franco Villeroy, cantor e compositor, nascido em 1961, gaúcho de São Gabriel. O "Totonho", como é chamado, iniciou cedo a interessar-se pela composição, aos 24 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou harmonia funcional, contraponto e fez pesquisas nas áreas de história da música e musicoterapia. Ganhava a vida lecionando violão, harmonia e compondo trilhas para espetáculos de teatro e dança.

Totonho, lembrando da infância, conta que aqueles foram anos marcados pelas tensões causadas pelo golpe militar, cujos acontecimentos se estendem à distante cidade pampeana que cresceu. Também, ficam em sua memória cenas dos pais queimando livros e as histórias de presos políticos que eram clientes do escritório que funcionava na parte frontal da casa, alguns deles auxiliados em fugas no porta-malas do Aero Willis da família.

Seu primeiro disco, com participações especiais de Toninho Horta e Renato Borghetti, ganhou o Prêmio Sharp de Revelação da Música Popular Brasileira e o Prêmio Açorianos na categoria Melhor Disco do Ano.

Interessante seu relato de uma passagem por Belo Horizonte, onde assistiu a um show da cantora Ana Carolina. Durante a apresentação escreveu a letra da música, 'Garganta', que, depois do show, mostrou para Ana, que de cara se diz muito identificada com a música. Alguns dias depois Antonio gravou e enviou para Ana a canção que viria a ser, em 1999, o primeiro sucesso nacional de ambos, ao ser incluído no primeiro álbum da cantora pela BMG. A partir daí Ana Carolina torna-se sua principal intérprete.

Seu último álbum, 'Sinal dos Tempos', foi gravado ao vivo com a participação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de Porto Alegre.

Conheçam um pouco do trabalho de Totonho no álbum Sinal dos Tempos, música “Da Laia do Lama”, participação de Ana Carolina: 



Espero que gostem!

0 comentários: